A Origem de Fotografia.
No Século X o físico e matemático Alhazen descreve um método de observação dos eclipses solares com a Câmara Escura que é uma caixa, quarto totalmente escuro onde somente entra a luz por um único ponto.
Como podemos fazer este teste e ter a história em nossas mãos, pegue uma pequena caixa como de sapato faça um pequeno furo em um lado e do outro lado faça um recorte e cubra com papel manteiga e posicione a sua câmara escura para uma vela e verá que a imagem da luz aparecerá no papel de cabeça para baixo. Quanto mais escuro você ficar melhor a visualização da imagem refletida no papel.
Mas continuando, o Gionanni Battista Della Porta em 1558 escreveu sobre a câmara escura em seu livro Magia Naturallist, neste livro ele explica detalhes da câmara escura.
Porém vamos falar agora de um personagem na história da fotografia é muito importante para a evolução que temos hoje, o Joseph Nicephore Niépce, ele foi o primeiro a estagnar a imagem atrás da luz.
Ele se dedicou a décadas de estudo para chegar ao seu resultado final. Mais antes disso ele conseguiu registrar diversas vezes as imagens porém por pouco tempo e por mais incrível era que a luz era o vilão para destruir as imagens.
Niépce usou diversas químicas e matemática e em 1824 ele consegue finalmente encontrar um material que mantia a imagem mais como nada era fácil assim, somente em 1826 ele realmente chega na imagem com uma fixação com a duração indefinida.
Aí você pensa, ufa fácil agora, porém para fazer a foto levava 8h de exposição a luz solar e então surge a Heliografia “Gravura com luz do sol” mais para a história ficar mais divertida ele não conseguiu patentear a sua descoberta e vamos conhecer mais um personagem desta história da fotografia.
O Padastro da Fotografia
Daguerre, dizem que o Louis Jacques Mandé Daguerre se apossou da ideia do Niépce, em uma sociedade Daguerre fica com todo do material de estudo do seu sócio após sua morte e continua aperfeiçoando os estudos
Ele foi o empreendedor, o foco era levar a fotografia para mais pessoas, ele faz a patente do sua descoberta e abre para todos junto ao governo Francês.
E aí vem a primeira câmera fotográfica e com o nome de Daguerreótipo. Esta fotografia demorava em média 25 a 30 minutos para ficar pronta, hoje o povo morria se fosse esperar.
Após a morte de Daguerre surge mais um nome que vem para somar na nossa evolução da fotografia, Willian Henry Talboy, ele inventou o forma de cópia da fotografia, isso em 1841 e o nome foi dado como Calótipos e esta invenção é o negativo que passava para uma folha o positivo então você neste momento já começou a entender o que ele tava trazendo de evolução.
Então agora precisa ser criado o papel que faça tudo ficar mais rápido, o inglês Frederick Scott Archer traz esta solução em 1848 e a alta sociedade já poderia fazer cópias e revelar suas fotos com mais rapidez.
KODAK e o grande pulo na história!
Então agora vem a popularização na fotografia, em 1888 nasce a empresa Kodak e o dilema era “Todos podem tirar suas próprias fotos sem a ajuda do profissional“
O criador da empresa foi o George Eastman em 1880 e lançou a chapa seca.
A kodak lança a sua primeira câmera e ela tinha um detalhe importante que fazia 100 fotos porém não trocava o filme, então levava a câmera a loja e entregava para revelação. Anos depois a evolução da Kodak criou a câmera que trocava o filme e o tamanho ficou menor sendo mais portátil.
Graças a esta empresa a fotografia foi popularizada pelo mundo e todas as classes poderiam ter suas fotos.
Fotografia Colorida!
Dois irmãos famosos inventaram o autocromos coloridos, os irmãos Lumière criaram um método complexo porém funcionava de forma cara.
Sabe quem volta a cena da fotografia para popularizar a fotografia para a grande massa? Em 1935 a Kodak lança a kodachromes onde todos poderiam comprar seus filmes.
Mais como revelar este filme super moderno na época? Fácil tinha 25 laboratórios em todo o mundo fazia a revelação. mais um ano depois vem a Agfacolor para e aí facilitou mais pois qualquer laboratório poderia revelar e a evolução foi acontecendo no mundo da fotografia, nos anos 70 foi o pulo da evolução das coloridas.
Cameras Digitais!
Evoluímos para o digital a primeira câmera completamente digital foi a Kodak a primeira marca a apresentar um protótipo de câmera fotográfica baseado nesse CCD.
Isso foi em 1975. No entanto a câmera não tinha nada de portátil. Ela pesava quatro quilos e as imagens eram gravadas em uma fita cassete, levava quase 30 segundos para finalizar o processo, captava imagens em preto e branco.
Tais dificuldades descritas acima adiaram a comercialização da primeira câmera digital em 15 anos, quando, em 1991, foi lançada a Kodak DCS 100.Era baseada na então vendida Nikon F3 com SLR e componentes digitais. Esta utilizou um sensor Kodak KAF-1300 de 1.3 megapixel, hoje poucos celulares tem esta configuração.
Kodak DCS 460 de 6 megapixels, que custava em varejo $28,000 durante seu lançamento.
A fotografia digital funciona a partir da sensibilização de um sensor eletrônico (conhecido como CCD ou CMOS) que transforma a luz captada em um código eletrônico digital e hoje temos diversos dispositivos utilizando câmeras e tão pequenas que podem ser escondidas em canetas.Então vamos pensar na evolução da câmera, iniciamos com uma caixa escura, fomos para as chapas que a fixação das fotos eram de horas e hoje em segundos uma imagem ganha o mundo.
No Brasil tivemos história da fotografia também e o personagem foi o Abade Louis Compte, ele trouxe para o Rio de Janeiro um daguerreótipo para o Imperador D .Pedro II então o primeiro fotógrafo brasileiro foi o Imperador D Pedro II sempre incentivou a fotografia no país.