Fotografia na tela ou no papel?!
Texto: Fran Seabra
Já faz algum tempo que eu tenho vontade de falar um pouco mais sobre a fotografia e a importância que ela sempre teve na minha vida, mas por alguns motivos eu realmente nunca tinha parado pra externar isso. Mas tenho registros de toda a minha vida, ao longo desses 30 e poucos anos e olha que, em um período não tão distante, fotografar era algo não muito acessível, não existia a facilidade de hoje em dia, onde tudo e qualquer coisa do nosso dia a dia vira foto, antes se usava filme (pra quem é dessa geração digital, os filmes nos limitavam a quantidade de fotos e a gente nunca sabia ao certo se a foto tinha dado certo, se todos estavam de olhos abertos, se não tinha ninguém com a cabeça cortada).
Os filmes nos traziam aquela expectativa para a revelação, receber as fotos impressas e revê-las era quase que um evento para a família, momento de se reunir e falar sobre aquele dia, rir de quem piscou na foto, mostrar para os familiares distantes quando os recebesse numa visita. Eu ainda tenho esse costume, apreciar um bom álbum de fotografia e relembrar a história daquele momento.
Hoje temos o privilégio de poder fotografar tudo, nada passa despercebido aos dedinhos nervosos de um smartphone ou câmera, mas pouco se vê no papel. A foto acaba sendo só mais um momento que ficará perdido depois de um tempo, rara são as pessoas que lembram de fazer um backup, assim aqueles momentos que poderiam ser uma lembrança eterna vão se perdendo junto com a memória. A foto nunca esteve tão no centro das atenções como hoje, mas ela está deixando de fazer uma das suas principais funções, contar histórias.
Você já pensou como vai contar para os seus filhos, netos, amigos, ou até mesmo para você relembrar quando estiver mais velho, como foram suas aventuras, por onde viajou, como foi seu casamento, ou aquele dia sem muita ação que você achou que valia o registro?!
Antes de pensar em não ter um álbum fotográfico, pense em como você quer guardar as suas lembranças e por quanto tempo. Não podemos esquecer que a fotografia é um dos bens mais valiosos de uma família, ela guarda a sua história, a sua origem.
E se você leu esse texto e está querendo contar a sua história e não sabe como, terei o maior prazer em ajudar.